29 de junho de 2011

newborn








































Um rebento de girassol poderá não ser exactamente o início de uma família, mas como qualquer rebento, necessita de algum cuidado para poder vingar na vida.

Neste caso, surgiu naturalmente do desenvolvimento da planta.
Noutros casos a procriação resulta de uma sucessão de actos mais ou menos premeditados e intencionais - uma questão da dita "sapiência humana".

Por isso eu nunca deixo de ficar surpreendido quando leio ou oiço notícias sobre a "entrega" de filhos na comissão de protecção de crianças e jovens.

Por dificuldades financeiras em criá-los, por dificuldades mentais em suportá-los, por dificuldades físicas para estar com eles, as razões são sempre variadas.

Todos nós conhecemos, de uma forma mais ou menos próxima, histórias de géneses familiares pouco ou nada recomendáveis, que nalguns casos evoluíram surpreendentemente bem, e noutros resultaram nos fracassos expectáveis. E talvez por isso, não podemos nem devemos fazer os juízos de valor recriminatórios que muitas vezes se lêem ("É castrá-los já! Fazem filhos para ser o estado a sustentá-los!", entre outros).

A família enquanto conjunto de pessoas que partilham uma vida, um espaço, pode ter as mais variadas constituições. Pode ser numerosa e diversificada, ou exactamente o oposto. Pode ser parca em recursos, ou faustosa em rendimentos. Pode ser unida ou ter muitos elementos ausentes.

Mas nenhuma destas definições lhe dá ou tira o direito de existir.
E essa é uma característica que nenhum ser vivo deve ter sobre outro - o direito de existir...

Sem comentários: