21 de outubro de 2011

lytro focus

























Hoje regresso à filosofia.

A possibilidade de refocar uma foto depois de a mesma ser tirada foi algo que nunca me passou pela cabeça, porque sempre foi algo que senti como impossível.

Afinal parece que é possível...

Uns senhores muito cultos e estudiosos http://www.lytro.com/ conceberam este modelo, depois de vários anos em testes de protótipos, e poderão ter descoberto algo de verdadeiramente revolucionário - até ver...

O conceito é fabuloso, a tecnologia envolvida nem por isso.
De uma forma resumida (mas nada fácil de por em prática, pelo menos por enquanto), trata-se de subdividir um grande "pixel" em vários micro pontos associados a respectivas micro lentes, que permitem capturar diferentes fases de informação para esse grande "pixel" e assim possibilitar vários pontos de focagem para um mesmo ponto.

Pelo que julgo saber, transformaram um possível sensor de 11 milhões de pixeis em 11 milhões de raios de luz, que convertidos em diversas possibilidades de planos de focagem, resultará numa imagem semelhante a 0,5/0,6 Mpixeis. Ou seja, por agora é apenas um brinquedo divertido para refocar as fotos ditas "sociais" que se colocam em páginas web e nas chamadas redes sociais.

Talvez por isso, o objecto enquanto peça de design é muito bem conseguido, e assume-me mais como um gadget bonito do que uma máquina fotográfica banal (que é). Serviu sem dúvida para por em causa a forma das máquinas fotográficas, que não tem que estar associada a aparelhos que desenrolavam película, porque já não têm película...

Por mim, não vou comprar, mas espero para ver o que este tipo de tecnologia poderá fazer daqui a uns quantos anos, quando o número de "milhões de raios de luz" poderá ser suficiente para que se encare este objecto como verdadeiramente sério. Por agora é apenas a concretização de uma boa tese de investigação.


imagem retirada de www.lytro.com, correspondendo ao corte longitudinal pelo aparelho fotográfico Lytro Light Field Camera.

Sem comentários: