7 de junho de 2012

um murmúrio intenso

Quando, pelas mais variadas razões, não fotografo, oiço música.

Não para procurar inspiração, mas para reorientar as minhas linhas de pensamento, para me deixar levar, para relaxar, para - concentrando-me na música - abstrair-me do que me perturba.

Muitas vezes regresso ao passado, ou à música muito antiga, ou às músicas que ouvia quando era novo.

E foi assim que voltei a este "Murmur"...

E perguntei-me várias vezes como fui capaz de ter deixado calado este grito fresco de revolta urbana, de poesia de imagens coloridas e densas, de palavras muitas vezes incompreendidas (e algumas vezes incompreensíveis...) e sons soltos,  frescos, com guitarras que não parecem colar com as melodias, mas que no conjunto tudo soa espantosamente bem!

Os críticos de música, os biógrafos da banda, os fãs e todos os outros que conhecem este disco melhor do que eu, devem já ter escrito tudo de um modo mais "correcto", mas não há palavras que superem ouvir "a perfect circle" pela primeira, pela décima, pela centésima vez.

Simplesmente há músicas que não se conseguem descrever. Só ouvindo...

Imagem da capa original do LP "Murmur", com fotos de Sandra Lee Phipps http://www.sandraleephipps.com

Sem comentários: