28 de junho de 2010

"flagrante delícia"

a admiração pelo trabalho dos outros por vezes dá nisto:
o reconhecimento da nossa incapacidade de ser bom em tudo o que fazemos (já é um bom princípio, parece-me...)

o espaço "flagrante delícia" http://www.flagrantedelicia.com/ que apresenta as deliciosas delícias de Leonor de Sousa Bastos, brilhantemente fotografadas por Miguel Coelho - e o brilho é aqui uma questão fundamental! - é uma tentação para tudo de todos, desde o sentimento de "pecado" por comer tais requintes, até ao espicaçar do espírito aventureiro do mais audaz cozinheiro doméstico e da sua máxima "isto até eu sou capaz de fazer", passando pelo fotógrafo de fim de semana que se acha capaz de dominar toda a técnica necessária para produzir imagens simples e intensas como as de Miguel Coelho.

E, como é óbvio, não resisti a nenhuma das três tentações...

Os ingredientes foram fáceis de obter.
Os limões caseiros - e mais suaves - prometiam um toque diferente.
O equipamento existente é suficientemente competente para dar resposta a estas exclusividades.
E eu até acordei cedo... mas no dia errado!...

Como muitos - ou todos - os pais, cozinheiros, arquitectos, fotógrafos e sei lá que mais coisas faço em simultâneo, leio mal as receitas. E quando me apercebi do erro, já não podia voltar atrás e refazer (não havia tempo) e só me restava aldrabar compensando alguns dos passos que estava a omitir.

O resultado final comeu-se, mas não estava excepcional, como provavelmente ficaria se tudo fosse bem feito.
Tenho pena de ter sido apenas um banal cozinheiro de fim de semana quando o tema exigia outra competência  - mas um dia irei repetir esta experiência e levá-la-ei a bom porto!.

Sobram as imagens. 
Sem um bom stock de acessórios de "amesentação" e material de iluminação de estúdio não se conseguem milagres (apesar de me parecer que Miguel Coelho usa apenas uma simples caixa difusora de luz, tipo "mini-estúdio").






































quem quiser comparar com o original...

Sem comentários: