13 de dezembro de 2011

the cloud towers


Quando se quer levantar uma polémica, tudo serve...

O gabinete de Arquitectura MVRDV concebeu para Seoul este projecto residencial de duas torres atravessadas por uma nuvem, mas onde também as próprias torres são esventradas por vazios por onde podem entrar "nuvens".

O conceito - criticável como tudo - é o de possibilitar ao maior número de residentes o contacto directo com o exterior, através de pequenos pátios mais ou menos salientes ou resguardados.

É uma ideia que encontrou eco no promotor do edifício e que poderá seguir o seu desenvolvimento normal.

Ou não...

Porque parece que há umas quantas pessoas a alimentar a polémica de que o projecto se inspirou numa imagem das Twin Towers de Nova Iorque logo após o impacto de um dos aviões com a correspondente "nuvem"/explosão.

Quem conhece minimamente o trabalho deste gabinete, ou já viu algumas imagens de trabalhos deles, sabe que alimentam um certo fascínio por desafios estruturais, sejam vazios ou corpos salientes - tal como os que aqui se vêem.  Dizer que um grupo de arquitectos - para um investimento desta dimensão - pretendeu recriar a imagem de uma explosão só pode ser brincadeira de gente (pouco) séria.

No entanto é possível que algum lobby de algum americano investidor na Coreia provoque uma nova derrocada de duas torres gémeas...

imagem fornecida pelo gabinete MVRDV para divulgação do projecto.
http://www.mvrdv.nl/#/news/thecloud




Sem comentários: