22 de novembro de 2012

Bayer's dead. Long live Bayer!

Bryce Bayer, antigo cientista da Kodak Eastman Company, faleceu.

Sem ter qualquer relação com a farmaceutica das Aspirinas, o seu nome passou a ser referido desde há décadas em todas as revistas técnicas ligadas à imagem digital.

Inicialmente apenas em desenvolvimento laboratorial, depois em cameras de tv/vídeo e por fim em camaras fotográficas e telemóveis.

Praticamente todos os equipamentos de captação de imagem digital comportam um sistema de filtro óptico semelhante ao que aqui se mostra, vulgarmente conhecido por Filtro Bayer ou Mosaico Bayer (ainda há e sempre haverá excepções, mas são raras e adequadas a situações peculiares ou muito específicas).

O génio da sua invenção foi o de adequar uma situação de percepção visual - uma maior sensibilidade ao verde - a um esquema de organização e montagem que se revelou extremamente adaptado à produção industrial.

Ainda hoje, os sensores de imagem são produzidos numas máquinas fantásticas, os "steppers", que agregam elementos fotosensíveis microscópicos a uma grande velocidadede. O facto de todo este mosaico ser ortogonal e regular ajuda e muito todo este processo.

Sem ser uma figura pública, este homem teve o condão de criar algo que ainda está mais difundido do que o software windows ou os produtos da apple.

Como alguém escreveu num dos seus obituários: Uma parte muito significativa de toda a população mundial beneficia todos os dias da sua invenção!

E melhor não se poderia dizer.

Um grande bem-haja.


Sem comentários: