28 de março de 2010

Lightroom 3 beta 2













Não costumo ter conversas destas.
Sou do género de poupar os outros às conversas técnicas que nem todos entendem, ou apreciam...
No entanto, este novo software - ainda em fase experimental - acrescenta alguma filosofia à coisa... senão vejamos:
hoje, em 2010, apenas com recurso a software simples, acessível e fácil de manusear, posso "revelar" negativos digitais - ficheiros ditos RAW - de imagens de há vários anos atrás, tornando-as tecnicamente melhores e muito mais "apresentáveis".

Não estou a falar de manipulação, de alteração, de edição. Estou a falar da leitura directa dos dados fornecidos pelas cameras e registados sob a forma de um negativo digital. 
Hoje, as cameras do passado são melhores do que eram quando foram pensadas/produzidas, porque com elas podemos obter melhores resultados.
As minhas fotos não são melhores ou piores com este software.
Algumas das minhas fotos do passado poderão graficamente melhorar depois de reveladas no Lr3.
Algumas das minhas fotos de futuro poderão ser feitas em situações piores, porque sei que as conseguirei revelar melhor com o Lr3.

Acima de tudo, ganhei um pouco mais de flexibilidade... e com retroactivos...

P.S. Hoje voltei a escrever com maiúsculas.

nota: o logotipo Lr e a designação Lightroom são propriedade da Adobe Systems Incorporated




Sem comentários: