17 de novembro de 2011

"amai o próximo como eu vos amo..."




























A confissão católica romana tem como base da sua doutrina algumas frases meritórias:

"Se te baterem, oferece a outra face..."
"amai o próximo como eu vos amo..."
"sangue do meu sangue..."

Tudo subjacente a uma doutrina que, se levada à prática, resultaria na melhoria do bem de todos, mesmo que em consequência de algum sacrifício pessoal. 

Em busca de um pouco de melhoria desse bem comum, a fundação UnHate tem desenvolvido algum trabalho meritório, ainda que por vezes polémico. O mais recente, consistiu na divulgação de algumas fotos impossíveis - resultantes de fotomontagens - onde figuras de reconhecimento mundial beijam os seus "oponentes", para incitar à reconciliação entre partes discordantes.

Nalgumas situações, o trabalho de edição fotográfica é de tal modo excelente que toda a pose passa por verídica. Noutras confesso que a imagem soa a falso desde o primeiro vislumbre.

De todas as que vi, aquela de que gostei mais foi a que aqui apresento.

Mas eu não estava a pensar falar disto, e dar mais cobertura a campanhas polémicas - por mais meritórias que sejam - se a Santa Sé não tivesse tomado a opção de repudiar veemente o facto e contestar oficialmente esta mesma imagem, representando o Papa Bento XVI a beijar o Imã do Cairo, levando assim a que a mesma seja retirada da campanha.

No fundo, o que a Igreja está a dizer é que se recusa a ceder para se reconciliar, seja com o Islão, seja com o ódio, seja com a própria Benetton. Só falta agora adoptar a posição mercantilista de querer ser ressarcida financeiramente pelos "prejuízos" morais resultantes desta campanha.

Foto publicitária em favor da Fundação UnHate, da autoria de alguém que eu desconheço e que gostava de identificar.
Provavelmente estaremos perante a edição de fotos originalmente presentes em bancos de imagens, editadas por alguém que não descortinei.

Sem comentários: