22 de novembro de 2011

o fogacho do iluminado


























Num filme infantil recente (embora não tão infantil quanto isso...) é dito que os pavões deram à China, e ao mundo, o Fogo de Artifício.

Num outro "filme" de divulgação mais comedida (mas este sim, bastante mais infantil), um outro pavão - ilhéu e de uma espécie rara - pretende continuar a dar Fogo de Artifício aos seus conterrâneos, mas sem ser ele a pagar... remetendo a conta para os não ilhéus, seja na versão "cubana", "continental" ou europeia...

O episódio - mais um - poderia ter graça, se não fosse caro.
Devemos sempre rir, e até de nós próprios. Faz bem à alma, alivia tensões, e remete-nos sempre à nossa real posição.
Em tempos de crise faz ainda mais falta rir, para ajudar a ultrapassar as crescentes dificuldades que não se conseguem esquecer.

E é por não esquecer as dificuldades, que custa continuar a aceitar os devaneios de um certo pavão, cujas penas perderam a cor e caíram há já vários anos.

A iluminação de Natal e os 12 minutos de Fogo de Artifício da cidade do Funchal vão custar cerca de 3000000 de Euros (com os zeros todos é mais bonito...). Cerca de 18 vezes mais que o somatório de todos os gastos em iluminação e festejos de todas as capitais de distrito do país...

Haja vergonha!


A foto é do Fogo de Artifício de Lisboa, na zona de Belém, na madrugada de 1 de Janeiro de 2010. 
Não tenho fotos do fogacho do Funchal...


Sem comentários: